REJUVENESCIMENTO FACIAL

DRA. LARISSA SANTICCHIO FERRAREZI FAIDIGA - Dermatologista - CRM 130866



O QUE É?

O rejuvenescimento facial é o ato de prevenir ou tratar o envelhecimento facial. Este é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea (esqueletização).

COMO SE DESENVOLVE?
A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das “bochechas”, no “queixo duplo”, no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar. A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.

Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, também têm o seu papel no aparecimento mais ou menos precoce dos sinais de envelhecimento.

Outro dado importante é o crescimento das cartilagens, como por exemplo no nariz, com o conseqüente aumento da projeção e a “queda” da ponta. Ganho e perda de peso, na tradicional “gangorra”, contribui para a aceleração do processo. As pessoas que utilizam muito a “expressão facial” ao falar também tendem a apressar o aparecimento das rugas. O fumo também é um fator acelerador do envelhecimento facial.

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico das deformidades é feito pelo médico, a partir de queixas específicas do paciente. Nestes casos, somente o exame clínico é suficiente para chegarmos a uma conclusão.

COMO SE FAZ A PREVENÇÃO?
AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO INCLUEM OS CUIDADOS COM A TEXTURA DA PELE, EVITAR GANHO E PERDA EXCESSIVA DE PESO, LIMITAR A EXPOSIÇÃO SOLAR, INCLUSIVE UTILIZANDO FILTROS BLOQUEADORES SOLARES E NÃO FUMAR.

COMO SE TRATA?

O rejuvenescimento facial e corporal oferece a oportunidade de redefinir a sua aparência, fazendo com que a sua pele se sinta e pareça mais saudável e atraente. Ele pode reduzir as rugas, manchas de sol, pele flácida, melhorar a textura e cor da pele, remover manchas ou veias sangüíneas danificadas.
Ao escolher qual é o tipo de procedimento a ser utilizado, é importante considerar qual é seu tipo de pele. Em alguns casos, mais de um método de tratamento pode ser utilizado para produzir resultados melhores e mais duradouros.

Métodos mais utilizados:

Toxina Botulínica
Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade destes músculos resulta em rugas de expressão, tais como linhas na testa, “pés de galinha”, os vincos entre as sombrancelhas, etc.
A toxina Botulínica Tipo A é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.
O procedimento é pratico e eficaz e pode ser realizado em consultório médico com nenhum ou pequeno período de recuperação.

Peeling Químico
Existem varias substâncias usadas nos peeling como ácido retinóico, ácido glicólico, jessner que e uma associação de ácidos, entre outros.
São usados para melasma, manchas de sol, rejuvenescimento, estrias, acne, foliculite glúteo.

Preenchimento de Acido Hialuronico
O Ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano e está presente principalmente na pele. Sua função é reter água, conferindo hidratação e volume. Com o passar do tempo e o processo de envelhecimento, esta substância se degrada e o organismo diminui sua capacidade de reposição da mesma. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas.
O Preenchimento é indicado para remodelar formas e contornos do rosto e dos lábios, oferecer volume para regiões alteradas pelo processo de envelhecimento ou simplesmente para preencher sulcos e rugas estáticas.

Pixel® Erbium YAG Fracionado
Este laser é considerado um grande avanço na laserterapia.
Tratamento de cicatriz de acne, rugas finas, melhora da textura de pele, estímulo de colágeno, manchas, rugas Periorais (ao redor da boca, o famoso código de barra), estrias e poros abertos.
Tempo de tratamento:
Geralmente de 30 a 60 minutos.
O número de sessões depende da indicação, mas varia de 2 a 4 sessões com intervalo de 30 dias.

CO2 Fracionado
O Laser de CO2 é um dos equipamentos mais efetivos para rejuvenescimento.
Além do rejuvenescimento, os alvos deste tipo de tratamento são: as linhas finas da face, especialmente aquelas ao redor da boca, dos olhos, das maçãs da face e da testa, a flacidez das pálpebras e do contorno facial, manchas faciais e cicatrizes, em especial da acne.
Tempo de tratamento:
Geralmente de 30 a 60 minutos.
As sessões e seu tempo variam de acordo com o resultado esperado.,
Possui um tempo de recuperação um pouco mais prolongado.

Harmony - Luz Pulsada
Harmony ® é um equipamento de última geração, versátil, e a opção mais moderna para um fotorejuvenescimento seguro e de longa duração.
Ele promove, remoção de manchas e produção de colágeno na pele tratada.
Pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, e em várias áreas do corpo como: rosto, colo, pescoço e mãos.
É um tratamento eficaz e seguro sem efeitos colaterais, sem dor e não exige tempo de recuperação. O aparelho tem aprovação do FDA, e já foi testado em mais de 45 países.
Tempo de tratamento:
O número de sessões será definido dependendo do objetivo da paciente. A periodicidade é 1 sessão a cada 20 dias.