Alimentação saudável para crianças: siga os dez passos

Dra. Raquel Gonçalves - Nutricionista


Oferecer uma alimentação variada e saudável para a criança garante o adequado crescimento e desenvolvimento, prevenindo vários problemas de saúde no decorrer da infância e ao longo da vida. Pensando nisto, o Ministério da Saúde publicou os dez passos da alimentação saudável direcionados para as crianças. Vale a pena conferir e colocar em prática com os pequenos!

1º Passo

Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.

2º Passo

Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches da criança ao longo do dia.

3º Passo

Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.

4º Passo

Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.

5º Passo

Inclua diariamente, nos lanches, leite e derivados, como queijo e iogurte e, carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal.

6º Passo

Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

7º Passo

Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. Deixe esses alimentos para os dias de festa, mas com moderação.

8º Passo

Diminua a quantidade de sal na comida. Inclua sempre temperos naturais como cebola, alho, cheiro verde que além de deixar a comida saborosa, possuem excelentes propriedades nutricionais.

9º Passo

Estimule a criança a beber bastante água de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.

10º Passo

Incentive a criança a ser ativa e evite que passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando ao computador.

Fonte: Adaptação do Guia Alimentar para crianças: dez passos, MS, 2012.