SINTOMAS DIABETES INFANTO JUVENIL

Dr. Nelson Faidiga - Pediatra - CRM 30.765


Definição : Disfunção pancreática com diminuição da produção de insulina.

O que é a INSULINA ?
Trata se de um hormônio produzido no pâncreas , responsável pelo metabolismo da glicose . Podemos compará-la a "uma chave que abre as células para a entrada da glicose . "

SINTOMAS CLÍNICOS :
Os principais sintomas clínicos são : POLIDIPSIA + POLIURIA + POLIFAGIA – ou seja a mãe refere que a criança está urinando muito / bebendo muita água e comendo muito .
Além disto há um acentuado EMAGRECIMENTO e a criança passa a ficar muito APÁTICA e INDISPOSTA . Não quer brincar / prefere ficar deitada no sofá .
Tive um menino de 10 anos , que a família me procurou “ porque os remédios para vermes dados pelo farmaceutico não estavam fazendo efeito : só queria ficar deitada e estava emagrecendo muito” . Na verdade estava com diabetes mellitus tipo 1 .

TRATAMENTO
O tratamento consiste basicamente em repor a insulina através de injeções diárias e cuidados dietéticos adaptados à rotina de vida da criança diabética.
Apesar do impacto inicial no momento do diagnóstico , tenho dito às mães no início do tratamento que após alguns meses , elas saberão todas as intercorrencias do tratamento como : Aumentar ou diminuir a dose da insulina/alimentação/maneiras de evitar crise de hipoglicemia/ etc
Acho muito importante a troca de informaçào entre as mães e por isto é muito salutar a criação de grupos de mães de crianças diabéticas para trocarem experiência em reuniões sob orientação médica